fbpx

Publicado 17/10/2023

Tudo sobre consultoria empresarial que ninguém nunca te falou

Uma pesquisa da Boomit realizada no primeiro bimestre de 2019 revelou que 90% das empresas que contrataram uma consultoria empresarial, foi por indicação.

Esse dado revela um enorme receio de contratar um profissional sem referências — que possa não atender às expectativas do contratante em resultados, integridade, responsabilidade e relacionamento.

Em contrapartida, bons resultados para o outro não garantem o mesmo para você. A opinião de alguém que já contratou o profissional é, sem dúvida, melhor do que não ter referência alguma. No entanto, é preciso ter cuidado com as ciladas desta avaliação e considerar alguns pontos antes de fechar com umaconsultoria.

A ideia é que você possa garantir, por conta própria, que fez o possível para mitigar as chances de dar errado. Não pule esta etapa e evite a perda de tempo, energia e dinheiro. Quer saber mais? Continue lendo o texto.

6 principais pontos ao escolher uma consultoria empresarial

1. Matching — a combinação perfeita é aquela compatível com a sua empresa

Para encontrar a combinação perfeita entre a sua empresa e a consultoria, você precisa considerar alguns fatores.

2. Comunicação

Alguns profissionais, ainda que competentes, são prolixos, enquanto outros têm um estilo mais objetivo ao comunicar. É muito importante entender qual a comunicação que mais combina com a sua empresa.

Pode acontecer que, ao ser muito objetivo, o profissional pareça agressivo na cultura da sua empresa, sendo que o ideal seja um jeito mais tranquilo de falar. Não ignore este ponto, pois ele tem grande impacto no andamento do projeto.

3. Formato de trabalho adotado

Para os empresários de grandes metrópoles, a locomoção tornou-se um dificultador e um inimigo da produtividade. Avaliar se a consultoria está familiarizada com o trabalho remoto, pode ser a solução para não desperdiçar um tempo precioso no trânsito.

Ainda que a sua empresa esteja em uma das poucas cidades do Brasil que não sofrem deste mal, buscar consultorias que atendem remotamente, te dá a oportunidade de contratar uma que seja referência na área ou setor que buscas, mesmo que esteja em outra localidade.

4. Método

Pesquise qual é o método adotado pela consultoria empresarial para diagnosticar causas, raízes ou pontos focais para os objetivos traçados. Entender o papel do consultor na empresa é fundamental para evitar erros e surpresas desagradáveis.

Muitas vezes, os líderes empresariais acreditam já saber onde focar o projeto, mas acabam descobrindo durante o processo que não era bem o que pensavam. O matching perfeito é a combinação desses três fatores: comunicação + formato de trabalho + método; além, é claro, da experiência do consultor na área.

5. Custo benefício — o porquê de uma consultoria empresarial

Você precisa colocar na balança e entender se faz sentido trazer uma consultoriapara determinado projeto. Avalie se possui acesso aos talentos que precisa nas suas equipes — a senioridade de um profissional em determinada área e segmento, traz agilidade na identificação dos pontos e resolução.

Caso existam colaboradores em processo de aprendizado na área, avalie se é possível aguardar a maturação da experiência deles, ou não. Da mesma forma, você precisa analisar a possibilidade de tirar os seus funcionários dos atuais focos para trabalharem nesta frente, colocando na balança os ganhos e as perdas desta manobra.

Cheque com a consultoria se, caso não fique satisfeito com o consultor que foi designado para o seu projeto, este poderá ser substituído rapidamente sem prejuízo para a sua empresa. Pergunte se terá acesso a um profissional de uma frente ou se poderá acessar outros de diversas áreas que compõe a necessidade integral do seu projeto.

Você precisa estar satisfeito e seguro com as respostas recebidas, por isso tire todas as suas dúvidas antes de seguir adiante. Mate as suas objeções se inteirando sobre como é feito o controle das atividades, status e resultados deste serviço.

6. Referências e garantias

Aquele amigo que você pediu referência entra aqui — ele pode ajudar a chancelar o bom trabalho da consultoria. Procure saber o que dizem os atuais e ex-clientes, qual setor e a área foco de atuação deles e se os resultados alcançados foram satisfatórios.

Não deixe de checar se existe uma pré-seleção cuidadosa dos profissionais da consultoria e se estes serão acompanhados por alguém de lá. Vale ressaltar a importância do contrato de confidencialidade das suas informações.

Depois desse check list e da confirmação de que a consultoria empresarial está comprometida com as suas expectativas, siga com a implantação desse serviço que vem fazendo a diferença em muitas organizações.

nosso blog

Últimas postagens do blog

Ferramentas e estratégias que as equipes modernas precisam para ajudar suas empresas a crescer.

como-desenvolver-equipes-de-alta-performance
Como desenvolver equipes de alta performance
Contar com times de alto desempenho é condição vital para que qualquer organização consiga alcançar seus...
nas-organizacoes-como-transformar-pessoas-comuns-em-extraordinarias
Nas organizações, como transformar pessoas comuns em extraordinárias?
No dia a dia, como transformar pessoas comuns em extraordinárias, colaboradores comuns em extraordinários?...
christina-wocintechchat-com-rg1y72eKw6o-unsplash
Desenvolver e apoiar as lideranças: diretriz estratégica nas organizações!
O desenvolvimento e o apoio às lideranças são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Líderes...