Já impactamos mais de 13.000 empreendedores em todo o Brasil trazendo ferramentas e especialistas sob demanda de acordo com a necessidade das empresas e queremos te ajudar.
Uma pesquisa da Boomit realizada no primeiro bimestre de 2019 revelou que 90% das empresas que contrataram uma consultoria empresarial, foi por indicação.
Esse dado revela um enorme receio de contratar um profissional sem referências — que possa não atender às expectativas do contratante em resultados, integridade, responsabilidade e relacionamento.
Em contrapartida, bons resultados para o outro não garantem o mesmo para você. A opinião de alguém que já contratou o profissional é, sem dúvida, melhor do que não ter referência alguma. No entanto, é preciso ter cuidado com as ciladas desta avaliação e considerar alguns pontos antes de fechar com uma consultoria.
A ideia é que você possa garantir, por conta própria, que fez o possível para mitigar as chances de dar errado. Não pule esta etapa e evite a perda de tempo, energia e dinheiro. Quer saber mais? Continue lendo o texto.
Para encontrar a combinação perfeita entre a sua empresa e a consultoria, você precisa considerar alguns fatores.
Alguns profissionais, ainda que competentes, são prolixos, enquanto outros têm um estilo mais objetivo ao comunicar. É muito importante entender qual a comunicação que mais combina com a sua empresa.
Pode acontecer que, ao ser muito objetivo, o profissional pareça agressivo na cultura da sua empresa, sendo que o ideal seja um jeito mais tranquilo de falar. Não ignore este ponto, pois ele tem grande impacto no andamento do projeto.
Para os empresários de grandes metrópoles, a locomoção tornou-se um dificultador e um inimigo da produtividade. Avaliar se a consultoria está familiarizada com o trabalho remoto, pode ser a solução para não desperdiçar um tempo precioso no trânsito.
Ainda que a sua empresa esteja em uma das poucas cidades do Brasil que não sofrem deste mal, buscar consultorias que atendem remotamente, te dá a oportunidade de contratar uma que seja referência na área ou setor que buscas, mesmo que esteja em outra localidade.
Pesquise qual é o método adotado pela consultoria empresarial para diagnosticar causas, raízes ou pontos focais para os objetivos traçados. Entender o papel do consultor na empresa [ LINK DO Post - O papel do consultor na sua empresa] é fundamental para evitar erros e surpresas desagradáveis.
Muitas vezes, os líderes empresariais acreditam já saber onde focar o projeto, mas acabam descobrindo durante o processo que não era bem o que pensavam. O matching perfeito é a combinação desses três fatores: comunicação + formato de trabalho + método; além, é claro, da experiência do consultor na área.
Você precisa colocar na balança e entender se faz sentido trazer uma consultoria para determinado projeto. Avalie se possui acesso aos talentos que precisa nas suas equipes — a senioridade de um profissional em determinada área e segmento, traz agilidade na identificação dos pontos e resolução.
Caso existam colaboradores em processo de aprendizado na área, avalie se é possível aguardar a maturação da experiência deles, ou não. Da mesma forma, você precisa analisar a possibilidade de tirar os seus funcionários dos atuais focos para trabalharem nesta frente, colocando na balança os ganhos e as perdas desta manobra.
Cheque com a consultoria se, caso não fique satisfeito com o consultor que foi designado para o seu projeto, este poderá ser substituído rapidamente sem prejuízo para a sua empresa. Pergunte se terá acesso a um profissional de uma frente ou se poderá acessar outros de diversas áreas que compõe a necessidade integral do seu projeto.
Você precisa estar satisfeito e seguro com as respostas recebidas, por isso tire todas as suas dúvidas antes de seguir adiante. Mate as suas objeções se inteirando sobre como é feito o controle das atividades, status e resultados deste serviço.
Aquele amigo que você pediu referência entra aqui — ele pode ajudar a chancelar o bom trabalho da consultoria. Procure saber o que dizem os atuais e ex-clientes, qual setor e a área foco de atuação deles e se os resultados alcançados foram satisfatórios.
Não deixe de checar se existe uma pré-seleção cuidadosa dos profissionais da consultoria e se estes serão acompanhados por alguém de lá. Vale ressaltar a importância do contrato de confidencialidade das suas informações.
Depois desse check list e da confirmação de que a consultoria empresarial está comprometida com as suas expectativas, siga com a implantação desse serviço
que vem fazendo a diferença em muitas organizações.
A pesquisa feita pela Boomit sobre o grau de satisfação das empresas que já contrataram a consultores, indicou que 89% delas são promotoras deste serviço e o indicariam para um amigo. Para te ajudar neste caminho não perca esta rápida leitura do nosso Guia: Por que contratar uma consultoria empresarial?