Artigo

5 motivos para contratar uma consultoria estratégica

Conheça os benefícios da consultoria estratégica e entenda quando contratar uma para ver o seu negócio crescer.

O planejamento estratégico com objetivos claros e metas bem definidas é essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. A consultoria estratégica traz uma nova visão, analisa a situação atual da empresa e ajuda na elaboração dos planos. O objetivo é contribuir com o crescimento e a expansão do negócio, aproveitando ao máximo as oportunidades de mercado e amenizando as ameaças.

Ainda que muitas empresas já tenham seus objetivos claros, contratar um consultor estratégico ajudará na execução e na análise dos melhores caminhos para atingi-los. No entanto, muitos gestores e empresários ainda têm dúvidas sobre qual é o melhor momento para se contratar esse serviço e quais são os reais benefícios dele.

Ao ter clareza do que é uma consultoria estratégica, para que serve e como funciona, saberá avaliar o momento ideal para sua empresa se beneficiar desse serviço. Pensando nisso preparamos esse artigo com os cinco principais motivos para contratar uma consultoria estratégica. Confira.


O que é uma consultoria estratégica

Resumidamente, trata-se de um ou mais profissionais contratados para ajudar a sua empresa a definir os melhores rumos e tomar as melhores decisões que levam aos melhores resultados.

Eles analisam o seu negócio e o mercado para entender se as suas estratégias estão bem alinhadas com seus objetivos. Analisam o posicionamento da empresa, valores, missão, público alvo, entre outros aspectos, para garantir resultados que gerem crescimento, lucro e a garantia de entregar produtos e serviços de qualidade para os clientes.


Para que serve a consultoria estratégica

Um olhar de um profissional com experiência no seu segmento só trará benefícios para o seu negócio. Ele pode enxergar o que você não vê e trazer insights que ajudam nas tomadas de decisões. Ajuda a analisar os processos e as estratégias adotadas, dando orientações para poder chegar aos resultados esperados.

O grande diferencial da consultoria estratégica é oferecer pontos de vista de longo prazo, devido a expertise do consultor. É uma oportunidade de aprendizado e, ao mesmo tempo, envolve grande responsabilidade, pois erros podem levar a empresa à falência.


Como funciona a consultoria estratégica

Existem diferentes modelos e métodos de consultoria estratégica, assim como diferentes ferramentas. Alguns consultores são voltados mais para a definição de estratégias enquanto outros são mais qualitativos e participam das ações. O mais importante é conhecer bem o processo de trabalho da consultoria antes de contratá-la.

 As decisões estratégicas mais importantes de uma empresa começam pelos gestores, que define os objetivos e diretrizes — esse será o ponto de partida do consultor. Depois disso, o planejamento começa a ser colocado em prática, sempre alinhado com o plano da empresa.


Perfil do consultor estrategico

Um consultor estratégico é um profissional com capacidade analítica e versatilidade para lidar com diferentes tipos de problemas e situações. Ao final da consultoria, ele será capaz de apresentar um plano sobre um ponto específico do negócio com estratégias para implementar a mudança necessária.

Vale lembrar que, embora o papel do consultor seja fundamental, a evolução estratégica depende do envolvimento de todos os colaboradores. O consultor ajuda os gestores a determinar caminhos para o negócio, mas cabe aos líderes garantir as condições necessárias para que os colaboradores caminhem em direção das metas estabelecidas.

PRO
Diagnóstico pro
do seu negócio

Se você tem um compromisso sério com você e com o seu negócio já sabe que não pode perder essa oportunidade.

QUERO ME INSCREVER

Para quem é a consultoria estratégica

Não importa o tamanho da sua empresa, seja ela grande ou pequena, sempre passará por mudanças e desafios para crescer. É preciso inovar, estar atento às tecnologias, ao mercado, ao comportamento do consumidor dentre outros fatores para traçar um planejamento estratégico eficaz e cumprí-lo.

O olhar de um especialista de fora — o consultor — ajuda qualquer negócio, pois parte da realidade atual da empresa e cria planos específicos para ela. Agora que você já sabe o que é a consultoria estratégica, te apresento cinco motivos para contratar esse serviço.

5 motivos para contratar uma consultoria estratégica


5 motivos para contratar uma consultoria estratégica

O seu negócio está dando prejuízo ou perdendo participação no mercado

É comum a empresa passar por períodos que ocorram prejuízos, mas nem sempre os maus momentos denotam a necessidade de um consultor. É fundamental analisar todo o contexto, incluindo o dos seus concorrentes para checar se é um momento de dificuldade para todos ou se está focado no seu negócio.

Uma situação um pouco mais grave é quando a sua empresa está perdendo a participação no mercado. Olhe para os momentos de dificuldade analisando todo o contexto para entender se é o momento de contratar uma consultoria estratégica.

A empresa está perdendo líderes e executivos de alto nível

Esse é um dado relevante, pois se existe grande rotatividade de pessoas em cargos de gestão, isso pode ser um sinal de que o planejamento estratégico da empresa não vai bem. Manter bons profissionais é fundamental para a saúde do negócio e demonstra que acreditam nele.

Ainda que uma troca ou outra seja comum, quando isso torna-se frequente pode indicar que as pessoas que passam por ali não confiam muito no negócio a ponto de nele permanecerem. Faça uma análise desse ponto e busque compreender a raiz do problema, o consultor pode te ajudar nisso.

Está difícil tomar decisões lógicas e claras

Um dos principais benefícios da consultoria estratégica é ajudar na tomada de decisão. Com a experiência do consultor e uma visão de fora, fica mais fácil chegar a conclusões claras e seguras sobre o que deve ser feito.

Os clientes estão insatisfeitos

Lembre-se que a prioridade de todo negócio é satisfazer o cliente. De outra forma, não tem como se manter por muito tempo. Existem métodos e técnicas para medir a satisfação dos clientes e isso deve ser feito constantemente. O resultado será sempre uma bússola para as tomadas de decisão da empresa.

Resistência às inovações tecnológicas

Pode parecer estranho, mas esse é um erro muito comum — negligenciar os benefícios que a inovação tecnológica traz para um negócio. Muitas ferramentas, plataformas e softwares foram pensados e desenvolvidos para facilitar a gestão e os processos das empresas. A otimização e a automatização aumenta a produtividade e a lucratividade do negócio.
Faça um diagnóstico empresarial da sua empresa e analise se é o momento de contratar uma consultoria estratégica. Para te ajudar a compreender a situação do seu negócio, oferecemos para você uma reunião de 60 minutos — on-line ou por telefone — com a CEO da Boomit Carolina Augusta. É uma consultoria mesmo, agende seu horário agora.

Quem escreveu:
Carolina Augusta

Cofundadora da Boomit, investidora anjo, especialista em comportamento empreendedor e gestão.

Você acabou de ganhar uma sessão de consultoria!
7 VAGAS RESTANTES