fbpx

Publicado 28/11/2023

3 impactos imediatos da consultoria empresarial

Empresas que investem em consultoria empresarial aceleram o seu crescimento. Por outro lado, as que não contam com algum tipo de orientação ficam navegando sozinhas.

Como cofundadora da Boomit e especialista em comportamento empreendedor, já mentorei mais de 1.500 empresas ao longo de minha carreira e, por isso, cheguei a essa conclusão de forma consistente.

E você, está conquistando os resultados que realmente deseja? Conheça os 3 principais impactos que o investimento em uma boa consultoria empresarial pode trazer para o seu negócio.

Impactos da consultoria empresarial no seu negócio

1. Agilidade na resolução de problemas

O tempo é o recurso mais precioso que existe — na vida podemos recuperar tudo, ele não. Em minha trajetória como mentora e conselheira de muitos negócios, vejo que os empreendedores que se destacam são os que sabem aproveitar o tempo da maneira mais produtiva e eficiente possível.

Para Abílio Diniz, a administração do tempo e a produtividade que se ganha com planejamento e execução sistemática é fundamental para alcançar objetivos. Muitas empresas o desperdiçam quando não focam na resolução dos desafios que vão gerar os impactos necessários para um crescimento sustentável. Em muitos casos, essa atitude custa a vida do negócio.

É importante perceber que a curva de conhecimento em algumas áreas estratégicas como: vendas, marketing, finanças, gente e gestão, pode gerar perdas significativas. Seguir sozinho e sem orientação custa caro. Em contrapartida, seguir os passos de quem já viveu e tem experiência ajuda a ganhar tempo e sair na frente.

Um exemplo clássico, são empresas que estão começando sua presença digital — uma área que se transforma a cada dia, onde é preciso se atualizar constantemente. Para você ter uma ideia, mais de 50% dos investimentos em marketing digital não trazem retorno devido à inexperiência, falta de orientação e foco.

Empreendedores inteligentes e eficientes devem ganhar tempo absorvendo conhecimentos e orientações objetivas de quem já está no mercado. Uma consultoria empresarial com visão 360º da empresa funciona como um divisor de águas, pois além de trazer experiência, imprime muito mais velocidade na resolução dos desafios de negócios.

2. Desenvolvimento da cultura de gestão

De nada adianta planejar, se não conseguir medir, acompanhar e executar, com disciplina, o que se propõe. Empresas e empreendedores que direcionam seus colaboradores em uma única direção, com foco e medição dos KPIs certos de crescimento, saem muito na frente.

Vejo que muitas organizações não têm uma visão clara de qual é o seu o sonho, não conseguem cascatear seus objetivos até a ponta para seus colaboradores e não acompanham seus resultados, conquistas e realizações.

Ter consultores de gestão como parceiros contribui com a visão de longo prazo — observando os KPIs que mais fazem sentido para a empresa — além de levar em consideração o mercado, os desafios específicos de cada segmento e a conjuntura interna da organização. Para Vicente Falconi o verdadeiro líder é aquele que obtém resultados por meio de sua equipe.

3. Customização que garante foco

O foco no que é importante para o seu negócio é ‘A’ regra. Não gaste tempo e nem energia com soluções genéricas — que nunca resolvem problemas específicos — nem os desafios que realmente enfrenta.

Observe, sempre, o quanto determinada solução pode, de fato, se adaptar às necessidades de crescimento da sua empresa. É super importante ter consultores especialistas no seu mercado ou segmento e, mais ainda, nas áreas específicas mais desafiadoras.

Antes de contratar uma consultoria empresarial, novos colaboradores ou até mesmo fornecedores para colocar o seu plano de crescimento em prática, é fundamental entender quais são os desafios de forma certeira.

nosso blog

Últimas postagens do blog

Ferramentas e estratégias que as equipes modernas precisam para ajudar suas empresas a crescer.

como-desenvolver-equipes-de-alta-performance
Como desenvolver equipes de alta performance
Contar com times de alto desempenho é condição vital para que qualquer organização consiga alcançar seus...
nas-organizacoes-como-transformar-pessoas-comuns-em-extraordinarias
Nas organizações, como transformar pessoas comuns em extraordinárias?
No dia a dia, como transformar pessoas comuns em extraordinárias, colaboradores comuns em extraordinários?...
christina-wocintechchat-com-rg1y72eKw6o-unsplash
Desenvolver e apoiar as lideranças: diretriz estratégica nas organizações!
O desenvolvimento e o apoio às lideranças são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Líderes...