Artigo

Descubra as melhores estratégias de Marketing Digital para o seu negócio

Quer descobrir como escolher as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio? Entenda o que você pode fazer e com quais profissionais contar na elaboração e execução do seu planejamento para atrair e fidelizar clientes na web.

Como uma das fundadoras da Boomit, plataforma de treinamentos e mentorias para empreendedores e por ser formada em marketing, uma área em constante transformação, preciso estar sempre aprendendo sobre os novos comportamentos das pessoas na internet, sobre as melhores ferramentas e os melhores canais e formas de comunicar.

Percebo que, mesmo sabendo da relevância do marketing digital para alavancar os negócios, muitos empreendedores e gestores se sentem inseguros ao dar os primeiros passos no mundo virtual. É muito comum ter dúvidas sobre quais redes sociais usar, como coordenar a produção e divulgação de conteúdo relevante e quais as melhores parcerias para chegar aos resultados pretendidos, os que farão a sua empresa crescer.

Se você quer saber como encontrar as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio, continue lendo o texto.

O Marketing Digital é o novo marketing

Dados mostram que 92,1% das empresas no Brasil estão presentes nas redes sociais, segundo a  pesquisa Social Media Trends 2017. Revelam ainda que os principais benefícios dessa estratégia de marketing digital são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%)e ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

O primeiro passo no marketing na internet é fazer um planejamento estratégico, com objetivos claros e metas bem definidas. Que resultados quer alcançar? O que é preciso fazer para chegar até eles? São algumas das perguntas que irão te direcionar nesse momento crucial. Você vai precisar pesquisar sobre o seu público, conhecer sua demanda e o que você pode oferecer para ele como solução para os problemas que enfrenta.

O planejamento é importante até para saber com quais profissionais você precisará contar para te ajudar e o que compete a você fazer. É fundamental dar a devida atenção para cada etapa do marketing digital para conseguir bons resultados, desde a construção da imagem da sua marca até a elaboração de conteúdo rico feito para a sua persona.

PRO
Diagnóstico pro
do seu negócio

Se você tem um compromisso sério com você e com o seu negócio já sabe que não pode perder essa oportunidade.

QUERO ME INSCREVER
O passo a passo do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

Preparei um passo a passo para te ajudar a iniciar a sua jornada pelo marketing digital e alavancar o seu negócio, confira:

  • Conheça seus clientes: pesquise, procure saber onde estão os seus clientes, o que querem, que tipo de informações e soluções estão buscando na internet;
  • Entenda o comportamento dos seus clientes: acompanhe a jornada que os seus clientes fazem pela internet, que tipo de problemas enfrentam e de que forma buscam solucioná-los;
  • Crie uma jornada de conteúdo: ao saber os caminhos que o seu cliente percorre até chegar a finalização da jornada e realizar a compra de um produto ou serviço similar ao que a sua empresa oferece, você pode criar conteúdos ricos que o ajudem a solucionar suas dores e a encontrar as melhores soluções para suas demandas;
  • Aposte em parcerias com outros profissionais: o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital. Busque por redatores freelances competentes que possam desenvolver textos de qualidade direcionados para a sua persona. Outra opção é contratar uma agência de marketing digital que ofereça esse serviço dentre outros, como a elaboração das melhores estratégias para o seu negócio, criação de calendário editoriais, acompanhamento de métricas, etc;
  • Conheça as principais métricas: para saber se suas estratégias de marketing digital são eficazes é fundamental medir seus resultados, através da obtenção e análise de dados. Uma das métricas mais importantes que pode comprovar o retorno do seu investimento é o ROI (Retorno sobre Investimento);
  • O investimento inicial é baixo: no modelo tradicional de marketing é preciso investir muito dinheiro em campanhas publicitárias. A vantagem do marketing digital é que o investimento é muito menor. Para criar uma campanha de marketing digital de qualidade, você vai precisar investir basicamente na parceria com outros profissionais e em anúncios nas mídias sociais.

Seguindo esses passos, você saberá quais redes sociais são mais indicadas para divulgar o seu negócio, atrair e fidelizar clientes. Da mesma forma, terá clareza sobre o conteúdo que será oferecido a sua persona, podendo interagir com ela, acompanhar a sua jornada de compra pela internet e analisar a eficácia das estratégias.

Invista em parcerias que farão o seu negócio crescer

Ainda que o marketing digital pareça um bicho de sete cabeças, é muito simples de ser implantando em qualquer tipo de negócio. O mais importante é contar com as parcerias certas e distribuir tarefas para que se possa chegar aos melhores resultados.

Se você está começando agora a criar estratégias de marketing na internet para a sua empresa, uma dica é investir em uma consultoria que te auxilie a alinhar seus objetivos e estratégias para que você possa economizar tempo e evitar várias tentativas e erros que te farão perder dinheiro e energia desnecessariamente.

Mas se você ainda ficou com alguma dúvida sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio, baixe aqui o nosso Guia de marketing digital para pequenas e médias empresas e mãos à obra!

Quem escreveu:
Carolina Augusta

Cofundadora da Boomit, investidora anjo, especialista em comportamento empreendedor e gestão.

Você acabou de ganhar uma sessão de consultoria!
7 VAGAS RESTANTES