fbpx

Publicado 05/09/2023

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um consultor

A consultoria proporciona mais velocidade no crescimento das empresas. Descubra o que você precisa saber para contratar o consultor ideal para o seu negócio.

O principal motivo para uma empresa contratar um consultor é solucionar alguma necessidade. É importante saber qual é o seu objetivo, compreendendo a real situação do seu negócio no momento.

Para poder usufruir de todos os benefícios da consultoria empresarial, entenda quais são seus maiores impactos no seu negócio e qual é o papel do consultor antes de contratar um. É preciso tomar alguns cuidados para garantir que vai contratar a consultoria certa para a sua empresa.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo com tudo o que você precisa saber antes de contratar um consultor. Vamos juntos?

Faça um diagnóstico empresarial antes de contratar um consultor

É preciso sempre avaliar o investimento de uma empresa em relação aos ganhos que ele traz. Sem dúvida nenhuma, os principais benefícios de uma consultoria são: trazer mais conhecimento, aporte de experiência, mais agilidade nos processos, conectar soluções, desafios e resultados mais rápidos.

Além disso, um consultor traz uma nova visão para o negócio, uma percepção livre de influências internas. A consultoria contribui com a criação de estratégias, ajuda na reestruturação de equipes, aumenta os índices de crescimento e produtividade e favorece a otimização do tempo.

Descubra quais são os principais impactos da consultoria empresarial

Você já conhece os principais motivos de contratar um consultor e os benefícios que ele traz para o seu negócio. Realmente, empreendedores que investem em consultoria imprimem mais velocidade na resolução dos desafios da empresa e aceleram seu crescimento.

A agilidade na resolução de problemas é um dos principais impactos da consultoria empresarial. Aproveitar o tempo de maneira produtiva é a regra para empreendedores de sucesso. O planejamento e a execução das ações precisam ser impecáveis e com foco na resolução dos desafios que vão gerar crescimento.

O desenvolvimento da cultura de gestão é fundamental, ou seja,  planejar é importante, mas acompanhar medir e executar com disciplina também é. Empresas que não sabem onde querem chegar, não têm um sonho ou objetivo claro, não conseguem fazer isso. O consultor ajuda na visão de longo prazo.

A customização é que garante o foco. Avalie se a solução do consultor que pretende contratar se adapta às necessidades de sua empresa e se você poderá contar com consultores especialistas no seu segmento e nas áreas mais desafiadoras do seu negócio.

Saiba qual a diferença de consultor autônomo ou empresas de consultoria

Antes de contratar um consultor, você precisa também entender a diferença entre optar por um profissional autônomo ou uma empresa de consultoria. No primeiro caso, o profissional trabalha sozinho, não tem equipe, mas pode terceirizar alguns serviços. Além disso, tem uma capacidade de atender clientes é pequena, por ser uma só pessoa.

A empresa de consultoria deve ter ao menos dois sócios e pode ter ou não mais funcionários (área administrativa ou consultores). Por terem mais estrutura, têm maior capacidade de atender os clientes.

Não há garantias que um seja melhor que o outro, ainda que a empresa de consultoria leve vantagem em relação à garantia de qualidade, pois pode ser que tenha mais cases de sucesso para mostrar. Além disso, um consultor de uma empresa terá uma visão do que é uma empresa mais próxima da realidade, por trabalhar em uma.

Saiba qual é o papel do consultor

Para não ter surpresas desagradáveis ou expectativas frustradas é muito importante que você saiba o que esperar de um consultor antes de contratá-lo. Podemos dizer que o seu principal papel é suprir os gaps de competências de forma ágil e com menos custos do que manter um funcionário nessa função.

Se você fez o diagnóstico empresarial e conhece bem a realidade da sua empresa no momento, saberá discernir as competências deficitárias do seu negócio. Dessa forma, fica muito mais fácil alinhar as expectativas e os resultados esperados entre você e o consultor que será contratado.

Além do mais, ainda que você consiga identificar os problemas do seu negócio, pode ter dificuldade em encontrar suas raízes. O consultor irá ajudar a identificar as causas dos problemas e fornecer os suporte mais adequado para solucioná-las.

Não importa se você é um empreendedor de sucesso ou está apenas começando o seu negócio, a consultoria sempre trará melhorias para a sua empresa. No entanto é fundamental ter esses cuidados para escolher o consultor ideal para a sua empresa.

Para ajudá-lo(a) a compreender a situação da sua empresa antes de contratar um consultor, oferecemos 60 minutos de conversa com a CEO da Boomit, Carolina Augusta — online ou por telefone — e se for possível, já com alguma orientação. Não é uma reunião comercial, é uma consultoria mesmo! Clique aqui e agende o seu horário agora mesmo.

nosso blog

Últimas postagens do blog

Ferramentas e estratégias que as equipes modernas precisam para ajudar suas empresas a crescer.

como-desenvolver-equipes-de-alta-performance
Como desenvolver equipes de alta performance
Contar com times de alto desempenho é condição vital para que qualquer organização consiga alcançar seus...
nas-organizacoes-como-transformar-pessoas-comuns-em-extraordinarias
Nas organizações, como transformar pessoas comuns em extraordinárias?
No dia a dia, como transformar pessoas comuns em extraordinárias, colaboradores comuns em extraordinários?...
christina-wocintechchat-com-rg1y72eKw6o-unsplash
Desenvolver e apoiar as lideranças: diretriz estratégica nas organizações!
O desenvolvimento e o apoio às lideranças são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Líderes...