Artigo

Como obter sucesso ao contratar uma consultoria

Descubra contratar a consultoria certa para o seu negócio, que fale a língua da sua empresa e foque nas ações que trarão os melhores resultados.

É comum que empreendedores e gestores tenham receio ao contratar uma consultoria sem ter referências e algum tipo de garantia. O que foi bom para outra empresa não necessariamente será para você — existem algumas ações para obter sucesso nessa escolha, além de indicações.

A consultoria traz melhorias significativas para qualquer negócio, o acesso às experiências dos consultores traz uma nova visão, novas ideias e ajuda a focar nas soluções que geram mais resultados. Vivemos um momento de constante inovação e para se manter competitivo no mercado é preciso estar em movimento e mudança.
Os consultores especializados em áreas do seu negócio que necessitam atenção, ajudam a acelerar o crescimento da empresa, imprimindo agilidade e foco nas mudanças e melhorias de processos. O mais importante é contratar a consultoria certa para você, que será aquela que possa atender às suas expectativas em resultados. Entenda como obter sucesso nessa busca.

Saiba o que você precisa

Os objetivos devem estar muito claros antes de contratar uma consultoria. Eles se referem aos resultados desejados e prazos. Ao identificar falhas em processos e pontos do negócio que precisam de melhorias, busque empresas de consultorias ou profissionais autônomos que atuem nessas áreas.

Muitas vezes, os gestores enxergam pontos prioritários, mas na conversa com o consultor, esse pode apresentar uma nova visão e enxergar as raízes e causas dos problemas atuais. Uma visão de fora e carregada de experiência sempre abre uma nova perspectiva do negócio. No entanto, a conversa precisa começar de algum lugar, por isso é fundamental um diagnóstico empresarial antes da consultoria, feito pelo gestor, para que ele possa apresentar o quadro real da empresa ao consultor.

Busque referências

Se você sabe o que precisa, fica muito mais fácil encontrar o que procura. Pesquise empresas de consultorias ou consultores que tenham experiência e expertise nas áreas do seu interesse, que ofereçam serviços que atendam às suas expectativas.

Procure saber de suas experiências anteriores e também peça indicações para pessoas e empresários de confiança que já usaram o serviço e tiveram bons resultados. Busque sempre profissionais que zelam pela integridade e responsabilidade no relacionamento com o cliente, pois uma relação de confiança é fundamental para a consultoria dar certo.

Ao contratar uma consultoria, o ideal é que o consultor tenha uma visão ampla de negócios e conhecimentos de planejamento estratégico e gestão. Consultores com conhecimentos específicos são fundamentais em momentos da consultoria onde precisa focar em determinada área do negócio, como marketing, vendas, financeiro ou outra.

Encontre a combinação perfeita

A consultoria certa para o seu negócio é aquela que encaixa perfeitamente com a sua empresa, que se comunica de forma similar, oferece um formato de trabalho que se adeque à sua rotina e tem um método que apresenta com clareza os pontos mais importantes como avaliação dos resultados.

Antes de contratar um consultor, entenda de que forma ele se comunica e se seu estilo combina com a cultura da sua empresa. A comunicação é essencial para que tudo fique claro e todos falem a mesma língua, entendendo os objetivos e as metas traçadas.

Outro ponto importante dessa combinação é o método de trabalho do consultor. Hoje em dia, contratar uma consultoria remota resolve muitos problemas como a perda de tempo com locomoção e potencializa os resultados. Da mesma forma, é importante saber como os consultores fazem para diagnosticar os pontos focais e traçar os objetivos da consultoria.

Como obter sucesso ao contratar uma consultoria


Queira sempre o melhor

Sim, ao contratar uma consultoria, busque pelo melhor! É fundamental que você confie no consultor, na sua experiência e expertise para resolver os problemas do seu negócio. A consultoria acelera o crescimento da empresa, o que faz a diferença em relação aos seus concorrentes. Não negligencie esse processo de busca até achar o que você queira.

Converse com o consultor antes de contratá-lo e elimine todas as suas dúvidas. As lições de uma consultoria agregam muito valor ao negócio, mas para seguir as orientações do profissional os gestores precisam confiar nele. Conte-lhe tudo o que está acontecendo na sua empresa da maneira mais clara possível para que possa compreender a realidade atual.


Não espere a situação ficar crítica para contratar uma consultoria

Infelizmente, muitos gestores ainda olham para a consultoria como se ela fosse um corpo de bombeiros e contratam esse serviço para apagar incêndios. Isso é um erro. Obviamente, os consultores são capazes de resoluções focais e rápidas, mas os benefícios da consultoria são muito maiores.

É possível ampliar essa visão da consultoria para evitar que problemas cheguem a níveis graves. O olhar do consultor ajuda a detectar focos de incêndio e apagá-los antes que o fogo se alastre. A consultoria implementa melhorias significativas no negócio e é preciso que conhecer esses impactos para extrair todo o seu valor.

As melhorias que uma consultoria traz para as empresas impactam nos resultados finais. Não precisa ter um problema específico para contratar um consultor — ele pode visualizar focos e processo que podem ser otimizados gerando maior produtividade, lucratividade e crescimento para a empresa.


Avalie o custo benefício

A consultoria não é um gasto, mas um investimento da empresa. Os recursos destinados ao serviço se revertem no aumento da lucratividade da empresa, gerado pelas melhorias implantadas. Gestores e empresários que demonstram uma preocupação com os negócios estão sempre atentos aos pontos de falha que precisam de melhoria.

Negligenciar um problema é irresponsabilidade e demonstra falta de envolvimento do gestor com a empresa, além de poder gerar algo muito maior lá na frente. Contratar um consultor otimiza tempo e evita erros e retrabalhos. Todo investimento deve ter um retorno, por isso invista na consultoria certa para o seu negócio.
Quer uma ajuda? Para te ajudar a compreender a situação da sua empresa ou algo específico que ela está vivendo e, se possível, dar alguma orientação, oferecemos para você 60 minutos de consultoria on-line ou por telefone com a CEO da Boomit Carolina Augusta. Agende seu horário aqui.

Quem escreveu:
Carolina Augusta

Cofundadora da Boomit, investidora anjo, especialista em comportamento empreendedor e gestão.

Você acabou de ganhar uma sessão de consultoria!
7 VAGAS RESTANTES