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O que é e como calcular o Markup na sua empresa

Entenda como calcular o markup na sua empresa, índice que mede a diferença entre o preço de venda de um bem ou serviço e o seu custo de produção e distribuição.

O markup se refere à diferença entre o preço de venda de um bem ou serviço e o seu custo. Expresso como uma porcentagem, é aplicado para obter o preço de venda — um valor que cubra todas as despesas (fixas, variáveis e de produção) e ainda garanta a margem de lucro pretendida.

O conceito é usado pela contabilidade, que precisa relatar todas as informações relevantes à administração para que os gestores possam tomar decisões internas alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa. O markup é igual à diferença entre o preço de venda e o custo unitário de um bem ou serviço, dividido pelo mesmo custo.

Para que você possa entender melhor o que é como calcular o markup na sua empresa, escrevemos esse artigo que serve como uma guia. Boa leitura!


O que é o markup

O markup é um número usado para determinar o preço de venda de um produto em relação ao seu custo real de produção. Existe uma fórmula para se chegar até ele, mas é preciso ter claro o valor das despesas fixas, variáveis e da margem de lucro do bem ou serviço.

Para chegar ao preço de vendas ideal que será repassado ao cliente, o número encontrado — markup — é multiplicado pelo custo de produção do produto ou serviço. Desse forma, o markup expressa uma porcentagem muito útil no cálculo do valor que será repassado aos consumidores.


Como calcular o markup

Vamos à fórmula para calcular o markup. Para que você entenda bem do que se trata e não apenas memorize, preparei um passo a passo.

Etapa 1

  • Calcule todas as despesas fixas, ou seja, as que se referem aos gastos administrativos, aluguel, salário dos funcionários, água, luz e telefone;
  • calcule as despesas variáveis: impostos e encargos;
  • calcule a margem de lucro —  o percentual do preço de venda do produto que a sua empresa retém.

Essas três variáveis são levadas em conta para calcular o markup, pois dizem do custo unitário de cada item. A partir delas, se chega a um número que é multiplicado pelo custo de produção do produto ou serviço e obter o preço de venda.

O custo de produção — matéria prima, mão de obra, compra de produto, hora de trabalho, etc. —  não entra nas despesas fixas e variáveis, ele é a base da conta para calcular o preço de venda por markup.


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Etapa 2

Para calcular o markup, use a fórmula:

markup = [(Preço de venda - Custo unitário) / Custo unitário] x 100.

Por exemplo, se um produto custa R$ 10,00 e é vendido por R$ 15,00, o markup seria calculado da seguinte forma:

markup = [(15,00 - 10,00) / 10,00] x 100

markup = 0,50 x 100

markup = 50%.


A importância da compreensão do markup

Calcular o markup é muito importante para o negócio estabelecer uma estratégia de preços eficiente e lucrativa, uma das partes mais importantes da gestão financeira. O markup de um bem ou serviço deve ser suficiente para compensar todas as despesas e gerar lucro.

O que é e como calcular o Markup na sua empresa

A diferença entre markup e margem de lucro bruta

Muitas pessoas usam os termos markup e margem de lucro bruta como se fossem sinônimos. Embora ambos sejam usados para ajudar a determinar a lucratividade, eles são diferentes!

Markup é a diferença percentual entre o custo de um produto e seu preço de venda. Por exemplo, se um produto é vendido por R$ 125,00 e custa R$ 100,00, o markup é: (125,00 - 100,00) / 100,00) x 100 = 25%.

A margem de lucro bruta é a diferença percentual entre o preço de venda de um produto e o lucro. Por exemplo, se um produto é vendido por R$ 125,00 e custa R$ 100,00, a margem de lucro bruta é (125,00 - 100,00) / 125,00) = 0,2 x 100 = 20%.

O markup será sempre maior do que a margem de lucro bruta.


Markup em diferentes empresas

O markup varia muito dependendo do setor que a empresa atua. Em alguns, o markup representa uma pequena porcentagem (5% a 10%) do custo total do produto ou serviço, enquanto em outras, esse número é bem mais alto. Não há um padrão de markup, embora possa haver uma média para um determinado setor.

Implicações do markup no seu negócio

A utilização de markup é uma maneira simples e eficaz para as empresas determinarem os preços de venda e atingirem as metas de lucro. No entanto, a simples implementação de um número ignora outros fatores pertinentes ao desempenho de vendas.

As empresas podem aumentar o markup para maximizar seu lucro, mas é altamente improvável que as vendas permaneçam as mesmas se isso acontecer, considerando o mercado competitivo atual.

Na verdade, o objetivo de calcular o markup é poder determinar o preço de venda, sendo uma das estratégias de precificação que usam os custos de produção como base. Esse dado é essencial para uma gestão financeira eficiente, condizente com a realidade da empresa.
Espero que este guia tenha te ajudado a entender o importância do markup para o seu negócio. Para ficar por dentro de notícias e dicas sobre empreendedorismo e negócios, siga a Boomit no Linkedin.

Quem escreveu:
Polyana Giardino

Confundadora da Boomit, mentora de empresas e de empreendedores e investidora de projetos com impacto social no Brasil e na África.

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